contato@institutokopp.com.br

All-on-4

Tire suas dúvidas sobre o Protocolo All-on-4

Se voltarmos algumas décadas no tempo, vamos lembrar de uma Odontologia pouco acessível e com limitadas técnicas de recuperação. Como consequência, o número de extrações era altíssimo.

E esta Odontologia antiga deixou marcas. É expressivo o número de pessoas que precisaram substituir um ou muitos dentes perdidos no passado. Além disso, o avanço da medicina, o acesso à informação e o cuidado preventivo com a saúde tem aumentado a expectativa de vida. E assim, o número de idosos que querem viver ativamente e com qualidade é cada vez maior. Então, a necessidade de reabilitação oral para manter dentes bonitos e funcionais até o final da vida também é crescente.

Pessoas que perderam os dentes há muito tempo passam por um processo de reabsorção óssea, que de uma maneira ultra simplificada, é quando o osso que dava sustentação ao dente perdido se torna ‘muito fino’, baixo ou quase inexistente pela falta de estímulo. Por algum tempo, pessoas com esta condição, só podiam receber implantes dentários se passassem antes por um outro processo cirúrgico chamado de enxerto ósseo.

All in 4 - Instituto Kopp - clínica odontológica em Curitiba

O protocolo All-on-4, desenvolvido em Portugal, foi considerado um grande avanço na reabilitação oral por permitir o tratamento de pessoas sem nenhum dente a partir da sustentação da prótese dentária em 4 implantes dentários estrategicamente posicionados. Com esta técnica, o enxerto ósseo não é necessário na maioria dos casos, o que torna o procedimento mais rápido, econômico, eficaz e também favorece a recuperação e a reabilitação do paciente.

A procura pelo All-on-4 aqui no Instituto Kopp é muito grande, mas, as dúvidas também. Afinal, o que é mesmo All-on-4? Qualquer pessoa pode receber? Como funciona? Para responder, conversamos com o Dr. Gino Kopp, Implantodontista Líder da Equipe do Instituto Kopp. Ele tem mais de 27 anos de experiência, mais de 18.000 implantes de sucesso e já ministrou várias turmas de curso do Protocolo All-on-Four para Cirurgiões-Dentistas de todo o Brasil e Exterior no NULAB – Núcleo Universitário Latino Americano do Brasil.

All in 4 - Instituto Kopp - clínica odontológica em Curitiba

O que é o Protocolo All-on-4?

É uma técnica onde a prótese dentária é suportada por 4 implantes taticamente posicionados. Como possibilita uma inclinação de até 45°, o protocolo All-on-4 permite que pacientes com pouca quantidade ou qualidade de osso tenham uma prótese fixa sem a necessidade de enxerto ósseo.

Para quais pacientes o All-on-4 é indicado?

O objetivo do Protocolo All-on-4 é maximizar o aproveitamento do osso para minimizar a necessidade de enxertos ósseos. Sendo assim, é muito utilizada em pacientes que perderam todos os dentes de uma arcada e sofrem com as dentaduras e a dificuldade de adaptação a cada nova prótese. Pode ser usada tanto na arcada superior quanto na inferior e é ideal para pacientes que não reúnem as condições necessárias para colocar implantes dentários convencionais. Mas, é fundamental a avaliação do Especialista em Implantodontia para que ele possa orientar sobre qual a melhor técnica para cada caso.

Quais são as vantagens da técnica com o All-on-4?

  • Como elimina a necessidade de enxertos ósseos, o protocolo All-on-4 é menos invasivo e traumático. Além de ser mais rápido.
  • O custo do procedimento é menor já que o número de implantes é reduzido.
  • O procedimento cirúrgico é bastante simplificado e de curta duração, 1 a 2 horas para uma reabilitação completa.
  • A prótese fixa pode ser instalada imediatamente (e pode ser provisória ou definitiva, o que depende do caso do paciente).
  • Os resultados são previsíveis.
  • Permite tratar pacientes com diabetes, osteoporose ou outras condições de saúde usualmente contra indicadas para o enxerto ósseo.
  • Elimina o desconforto e a insegurança da prótese móvel.

Como funciona o tratamento?

Como qualquer outra técnica de implante, o sucesso depende da combinação de experiência profissional e planejamento preciso e bem executado.
No Instituto Kopp todo o paciente passa por uma avaliação minuciosa para que seja determinada a melhor alternativa e o resultado seja previsível e seguro. O plano de tratamento é personalizado e assim sabemos que a reabilitação será bem sucedida.

Nas consultas iniciais são solicitados os exames de diagnóstico, realizadas as avaliações iniciais, moldagens e tudo o que possa assegurar um planejamento preciso.
Depois de concluída esta etapa, acontece o procedimento cirúrgico para instalação dos implantes e após uma breve pausa para recuperação a prótese já pode ser instalada. O paciente já sai do Instituto com uma prótese, que pode ser provisória ou definitiva, dependendo do caso.

Porém, o período de 4 a 6 meses após a cirurgia marcam o período de ósseointegração, onde acontece a formação do novo tecido ósseo ao redor do pino de implante, o que ajuda na estabilização e manutenção. Neste período, é fundamental o cuidado com a dieta.

Geralmente, é após este período de osseointegração que preparamos o conjunto de dentes permanentes na maioria dos casos. As próteses são fabricadas com porcelana ou acrílico e terão uma barra de titânio em seu interior para proporcionar força adicional.

A técnica All-on-4 exige algum cuidado específico?

All in 4 - Instituto Kopp - clínica odontológica em Curitiba

Assim como qualquer outro tipo de implante, uma boa higiene é fundamental para a aumentar a longevidade do tratamento, evitando inflamações ou a falência dos implantes.
Para isso, é indicada a utilização de escovas especiais, enxaguantes bucais, os passadores de fio dental e as visitas periódicas ao Cirurgião-dentista.

E quanto tempo dura a prótese sobre o protocolo All-on-4?

Cada caso é um caso e além das questões fisiológicas, existem os cuidados diários como os que falei antes, relacionados a higiene. Mas, a literatura aponta que mais de 90% dos implantes All-on-4 planejados e instalados corretamente, apresentam-se em boca por 10 a 15 anos após a sua colocação.

Lembre-se: Nada substitui a avaliação do Especialista. Agende sua avaliação e venha conhecer o Instituto Kopp

Acreditamos em uma Odontologia que reabilita sorrisos e na informação que transforma vidas. Afinal, não tem nada mais gratificante do que ver alguém voltar a sorrir com segurança e viver com qualidade e saúde.

Compartilhar:

Comment on "Tire suas dúvidas sobre o Protocolo All-on-4"

  1. Jorge Augusto de Moeais

    Olá Dr. Gino Koop tudo bem,
    Eu moro em São Paulo e precisaria fazer o all on four superior e inferior, gostaria se possível que me indicasse algum especialista no assunto aqui em São Paulo.
    Agradeço

  2. Jorge Augusto de Moeais

    Olá Dr. Gino Kopp tudo bem,
    Eu moro em São Paulo e precisaria fazer o all on four superior e inferior, gostaria se possível que me indicasse algum especialista no assunto aqui em São Paulo.
    Agradeço

    • Instituto Kopp

      Bom dia Jorge.
      Atendemos clientes de todo o Brasil, será um prazer recebe-lo!Vamos agendar?
      Telefone+55 41 3363-7295/AtendimentoSeg. a Sex. 8h – 12h | 13h30 – 18h​

  3. Jorge Luiz

    Qual valor.Como pagar o tratamento??

    • Instituto Kopp

      Boa Tarde Sr. Jorge.O correto é passar por avaliação clinica para avaliarmos as condições e realizarmos o melhor planejamento para seu tratamento. Qual é o seu telefone? Para entrarmos em contato? Att. Instituto kopp.

  4. Izauro da Veiga e Souza

    Já fiz o implante All-on-four, zigomático, preciso de fazer a manutenção anual e também ver a possibilidade de substituir os dentes sintético por cerâmica.posso ter uma resposta?

    • Instituto Kopp

      Boa Tarde Sr. Izauro.O correto é passar por avaliação clinica para avaliarmos as condições e realizarmos o melhor planejamento para seu tratamento. Qual é o seu telefone? Para entrarmos em contato? Att. Instituto kopp.

  5. Antonio Marcos Damasceno

    Eu paguei no procedimento convencional , mas no meio do tratamento o cirurgião me indicou o all on for, eles têm que me devolver algum valor por conta de esse procedimento ser mais barato?

    • Instituto Kopp

      Ola, em relação a procedimentos de contrato, é melhor resolver com a clínica que contratou, ok? Podemos ajudar em algo mais?

  6. Dival Jesus

    Bom Dia
    ESTOU PLANEJANDO COLOCAR O SISTEMA ALL ON 4, MAS TERIA Q TIRAR VARIOS DENTES, ENTÃO FICARIA BANGUELA?? POR QUANTO TEMPO?
    TAMBEM GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO A SALIVA COM RESIDUOS D ALIMENTAÇÃO PENETRAR ENTRE O IMPLANTE E O CEU DA BOCA GERANDO MAU HALITO, POIS VÍ EM FOTOS ESPAÇO PARA ISTO ACONTECER.
    PARA MINHA ESPOSA Q TA PRECISANDO TROCAR 2 PIVOT DOS DENTES 11 E 21 DEVIDO INFILTRAÇÃO , ELA TEM OSSO DISPONIVEL, MAS CITARAM OPÇÃO MAIS MODERNA DO QUE O PIVOT , QUE SAO AS PROTESES ADESIVAS. SERÁ QUE SAO CONFIAVEIS NOS 2 DENTES DA FRENTE, CHAMADOS DENTES DE COELHO ?

    • Instituto Kopp

      Bom dia Dival!
      Todas as suas dúvidas serão respondidas pelo Dr Gino. Vamos agendar um horário?
      Telefone+55 41 3363-7295/Atendimento Seg. a Sex. 8h – 12h | 13h30 – 18h​

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.