Halitose

Tratamento dos odores provocados pela má condição bucal

Mau hálito, clinicamente chamado de halitose, pode resultar de maus hábitos de saúde dental, e pode ser um sinal de outros problemas de saúde. O mau hálito também pode ser agravado pelos tipos de alimentos que você come, e outros hábitos de vida pouco saudáveis.

O que eu posso fazer para prevenir o mau hálito?

Pratique uma boa higiene oral. Escove os dentes no mínimo duas vezes por dia com creme dental com flúor, para remover restos de alimentos e placa bacteriana. Escovar sempre os dentes depois de comer (manter uma escova de dentes no trabalho ou na escola para escovar após o almoço). Não se esqueça de escovar a língua também. Substitua sua escova de dentes a cada 2 a 3 meses ou após uma doença. Use fio dental ou um limpador interdental para remover partículas de alimentos e placa entre os dentes uma vez por dia. Enxágue com um antisséptico bucal antibacteriano duas vezes por dia. Dentaduras devem ser removidas durante a noite e cuidadosamente limpas antes de serem colocados na boca na manhã seguinte.

Consulte o seu dentista regularmente pelo menos duas vezes por ano. Ao realizar um exame bucal e uma limpeza dos dentes, será possível detectar e tratar a doença periodontal, boca seca, ou outros problemas que podem ser a causa de mau hálito.
Pare de fumar.
Beba muita água, isto irá manter sua boca úmida. Gomas de mascar (de preferência sem açúcar) ou balas doces (de preferência sem açúcar) também estimulam a produção de saliva, o que ajuda a remover partículas de alimentos e bactérias. Gomas e balas contendo xilitol são as melhores.
Manter um registro dos alimentos que você come. Se você acha que isso pode estar causando mau hálito, leve a relação dos alimentos ao seu dentista para revisão. Da mesma forma, faça uma lista dos medicamentos que utiliza, pois alguns fármacos podem ser responsáveis pela criação de odores da boca.

Qual é o profissional que trata do mau hálito?

Na maioria dos casos, seu dentista pode tratar a causa do mau hálito. Se ele detectar que sua boca está saudável e que o odor não é de origem oral, poderá encaminhá-lo para o seu médico, para determinar a fonte do problema e o plano de tratamento. Se o odor é devido à doença periodontal, por exemplo, o seu dentista pode tratar a doença ou encaminhá-lo para um periodontista – dentista especializado no tratamento de doenças da gengiva.

Como os alimentos podem afetar seu hálito?

Se você não escova e passa o fio dental nos dentes diariamente, partículas de alimentos podem permanecer na sua boca, promovendo o crescimento de bactérias entre os dentes, em torno das gengivas, e na língua. Isso faz com que tenha mau hálito. Além disso, bactérias causadoras de odor e partículas de alimentos podem causar mau hálito se dentaduras não são adequadamente limpas.

O hábito de fumar ou mascar tabaco também pode causar mau hálito, manchas nos dentes, reduzir a sua capacidade de saborear os alimentos e irritar sua gengiva.

Que problemas de saúde estão associados ao mau hálito?

Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca pode ser um sinal de alerta de doença periodontal. A gengivite é causada pelo acúmulo de placas nos dentes. As bactérias provocam a formação de toxinas que irritam a gengiva. Se a doença de goma não for tratada, pode danificar a gengiva e osso maxilar.

Outras causas do mau hálito incluem: aparelhos dentários mal ajustados, infecções fúngicas da boca e cárie dental.

O sintoma de boca seca (também chamado de xerostomia) também pode causar mau hálito. A saliva é necessária para umedecer a boca, neutralizar os ácidos produzidos pela placa bacteriana e lavar as células mortas que se acumulam na língua, gengivas e bochechas. Se não forem removidas, estas células se decompõem e podem causar o mau hálito. Boca seca pode ser um efeito secundário de várias medicações, problemas nas glândulas salivares, ou respiração contínua através da boca.

Muitas outras doenças e enfermidades podem causar mau hálito, como infecções respiratórias (pneumonia ou bronquite), sinusite, diabetes, doenças no fígado ou nos rins, entre outras.