contato@institutokopp.com.br

Sorriso-gengival-causas-tratamentos-kopp

Sorriso Gengival

Com o tempo, as áreas da Odontologia direcionadas para a estética evoluíram muito, trazendo com essa evolução um aumento grande na exigência estética, tanto para o paciente quanto também para os dentistas.

Odontologia Estética, é definida pela harmonia entre os dentes e a gengiva, atualmente esses tratamentos podem ser trabalhados de forma mais previsível, na busca pela excelência do tratamento estético.

Entre um dos tratamentos mais procurados, em busca dessa harmonia, está o tratamento para Sorriso Gengival.

O que é o Sorriso Gengival?

É uma alteração estética, onde os dentes acabam ficando em segundo plano no sorriso, diante da exposição gengival, que passa a se destacar mais, causando desconforto e impacto na harmonia facial para algumas pessoas.

O Conceito de estética na odontologia, pode ser aplicado como “Simetria e harmonia das partes reunidas em um todo”. E nessa busca pela estética facial, buscamos o equilíbrio entre a margem gengival e a posição do lábio superior, criando assim, harmonia entre o restante do rosto.

O Sorriso Gengival ocorre quando há exposição de mais de 2mm de gengiva no movimento do sorriso espontâneo, e os fatores para essa exposição são:

  • Crescimento excessivo da maxila;
  • Lábio superior curto;
  • Erupção anormal dos dentes;
  • Hiperatividade muscular dos lábios;
  • Ou aumento excessivo do número de células da gengiva, causando o seu crescimento.

 

Antes e depois do tratamento de Gengivoplastia.


O que pode causar esse aumento do número de células da gengiva?

Esse aumento no número de células pode ser causado por diferentes razões. Contudo, há casos em que é idiopática, ou seja, não apresenta uma causa aparente. A doença é classificada de acordo com o agente causador, sendo os tipos mais comuns:

Hiperplasia medicamentosa: pode ter origem no uso de alguns medicamentos que alteram a composição da placa bacteriana, o metabolismo dos tecidos periodontais e a secreção da saliva, causando uma ação inflamatória e imunológica na região. Os casos mais comuns ocorrem pelo uso de imunossupressores, anti-hipertensivos e da Fenitoína.
Hiperplasia por trauma: causada pelo uso errado de próteses. Geralmente, ocorre porque não há uma adaptação do paciente com a dentadura, machucando as gengivas.
Hiperplasia por placa bacteriana: é o tipo mais recorrente da doença, principalmente em indivíduos que fazem uso de aparelho ortodôntico. É causada pela formação de placa bacteriana, em razão da falta de higiene bucal, sendo uma consequência da gengivite.

Tratamentos:

Gengivoplastia x Gengivectomia

A gengivoplastia é uma técnica de cirurgia plástica periodontal, que tem um fator de impacto direto na estética facial, por devolver a proporção correta da coroa clínica, sem envolvimento com nenhum processo inflamatório, é realizada para remodelar o tecido gengival.

Nos casos em que há exposição gengival por um processo inflamatório crônico, geralmente associado a pacientes que fazem uso de aparelhos ortodônticos fixos, a solução cirúrgica é chamada gengivectomia, para remover o tecido gengival doente.

Ambas são cirurgias rápidas, onde é feita a anestesia local e então é removida parte das gengivas que estão em torno de um dente ou vários, para assim, diminuir o aspecto de edema, ou descobrir o dente ou os dentes que estavam envoltos com aquela estrutura. Dessa forma, o dente ganhará uma estrutura alongada, tanto em altura quando largura, dando outra linha de sorriso ao paciente.

 

Processo cirúrgico de Gengivoplastia

Como é o Pós Operatório?

O pós operatório é tranquilo, porém necessita de alguns cuidados. Em média, em procedimentos mais extensos, é preciso ficar entre 24 a 72 horas sem atividades sociais e profissionais. Neste período, o pós-operatório exige alimentação pastosa e fria e diversos cuidados para higienização devem ser tomados para não atrapalhar a cicatrização das gengivas. Leva por volta de 20 dias para o tecido gengival já se encontrar cicatrizado.

Confira no vídeo abaixo, Dra. Fernanda Kopp, explicando mais sobre o tratamento para Sorriso Gengival.

Para avaliar seu caso e necessidade de tratamento, conte com o Instituto Kopp. O Instituto Odontológico em Curitiba, que há 30 anos faz do seu sorriso a sua missão. 

Agende sua avaliação CLICANDO AQUI ou deixe um comentário abaixo. Entraremos em contato com você.

 Fonte: View – A nova era da Periodontia.

André Vilela, Luis Fernando F. Ballasalma.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.