contato@institutokopp.com.br

protese-dentaria-movel-e-fixa

Prótese dentária móvel e fixa

Diferenças entre prótese dentária móvel e fixa

A prótese dentária móvel e fixa tem a função de repor ou substituir dentes danificados ou perdidos. Além disso, devolve a estética bucal e suas funções mastigatórias e de fala. Elas podem ser: prótese dentária fixa, removível ou móvel, parcial ou total e os modelos mais simples são as dentaduras, indicadas para pacientes que perderam todos os dentes na boca.
Embora tanto as próteses dentárias móveis e fixas proporcionem bons resultados, cada tratamento tem suas particularidades. Por isso, é muito comum que pacientes tenham dúvidas sobre qual é a melhor opção.

A maior diferença entre a prótese dentária fixa e removível é a mobilidade. Uma é fixada pelo dentista através de uma cirurgia e não pode ser movida pelo paciente, a segunda pode ser retirada (inclusive durante a higiene bucal).
Ao contrário do que muita gente pensa, a dentadura não é a única prótese removível (embora seja a mais popular): há também as próteses parciais. Já a prótese dentária fixa pode ser parcial ou unitária. Veja, a seguir, as diferenças entre elas.

Prótese total removível ou dentadura

Consiste em uma estrutura confeccionada à base de resina acrílica com gengivas e dentes artificiais, o que dá mais naturalidade ao sorriso. As próteses totais podem ser superiores ou inferiores. Os modelos superiores possuem o palato, o que possibilita um melhor encaixe na boca.

Há alguns anos e em função da tecnologia existente, a dentadura era a melhor opção para pessoas com perda dentária total. Sua principal vantagem é o custo, que é relativamente baixo se comparado a outros tipos de tratamento.
Se a dentadura não for bem encaixada na boca pode causar feridas nas gengivas e nas mucosas, o que ocasiona bastante desconforto. Além disso, as funções mastigatórias ficam comprometidas com a prótese removível. Pacientes que usam dentadura há muito tempo podem sofrer com perda óssea e ficar com aparência mais envelhecida.

Prótese parcial removível

Esse tipo de prótese dentária consiste em uma estrutura com um ou mais dentes e um gancho metálico, para fixá-lo na boca.
Para isso ele precisa ter pelo menos dois dentes em bom estado para servirem de suporte. A vantagem dessa opção é que os dentes não precisam sofrer desgaste para que o roach seja fixado. A desvantagem é em relação à estética, pois dependendo da posição em que ele será inserido na boca, o metal pode aparecer na hora de sorrir.

Prótese fixa unitária

É Como chamamos a coroa dentária, indicada para pacientes que sofreram grandes perdas em sua estrutura devido a ação de cáries, fraturas ou restaurações muito grandes. A vantagem desse tratamento é que ele devolve as funções estéticas e mastigatórias dos dentes do paciente.

Prótese parcial fixa

Essa é a famosa ponte fixa. Ou seja, são dentes artificiais usados para substituir dois ou mais dentes naturais que foram perdidos. Para que seja realizado o tratamento, é necessário que o paciente tenha dentes saudáveis para servir de suporte.
A desvantagem desse tratamento é que, para que a ponte seja fixada, dois dentes precisam sofrer desgaste. Então, caso o paciente tenha dentes saudáveis, eles sofrerão danos para permitir o encaixe da ponte. A vantagem é que, por ser uma prótese fixa, oferece melhor estética e melhora as condições de mastigação.

E o tratamento, como é?

O dentista do Instituto Kopp faz uma avaliação da cavidade bucal do paciente, pede radiografias e orienta sobre as expectativas do tratamento. Depois de entender suas necessidades, condições financeiras e saúde bucal, o profissional o orienta sobre a melhor alternativa.

Independentemente de a prótese dentária fixa, total, parcial, ou removível, o dentista faz um molde da arcada dentária, manda o modelo para o laboratório e, enfim, a prótese é confeccionada.

Conheça a clínica odontológica que é referência em Curitiba para implantes e próteses dentárias.

Compartilhar:

Deixar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.