contato@institutokopp.com.br

Retração Gengival

O que é retração gengival e como tratar?

Você já sentiu sensibilidade dos dentes? Ou notou um maior espaço entre seu dente e sua gengiva? Apesar de serem sintomas que podem estar relacionados a diversas causas, isso também pode ser um forte sinal de retração gengival. Essa doença é  quando você observa a margem da sua gengiva e ela está retraída, ou seja, a raiz do dente está exposta.

O que pode causar a retração gengival?

Essa migração da gengiva para baixo ocorre por diversas condições. Primeiramente, uma condição que é favorável, é o fenótipo, a característica específica dessa gengiva, que pode ser uma gengiva mais fina, tendo essa tendência genética. Com esse tipo de gengiva, pode evoluir para se tornar uma questão multifatorial, e assim ocorrer junto o acúmulo de biofilme, que é o acúmulo de sujeira da placa, e contribuir para essa retração.

Então por isso a importância do fio e da higiene bem conduzida. Pode também estar associado a fatores ácidos, como o Ph da boca desequilibrado e isso pode ser através de gastrite ou através de uma alimentação pouco saudável.

Através dos maus hábitos do paciente, como o uso de palitos de dente, ou alguma mania de chupar o dedo, que podem alterar a formação da dentição. Ou ainda fatores iatrogênicos, que são qualquer alteração realizada por uma ortodontia mal conduzida pelo posicionamento desse dente, que podem afetar a condição do local.

Então são vários fatores, é sempre importante primeiro definir a causa, para depois a gente conduzir o melhor tratamento.

Qual o tratamento para essa condição?

O tratamento mais ideal para estes casos é o recobrimento gengival, que consiste em uma técnica cirúrgica onde é removida uma parte da gengiva para cobrir a parte onde está localizada a retração gengival. Nesse tipo de cirurgia normalmente a parte que é escolhida para ser removida é uma pequena parte do tecido do palato, que é mais conhecido como o céu da boca.

Então no local da retração gengival após a o procedimento, irá se formar uma nova inserção, uma nova parte da gengiva, e proteger a raiz do dente, dando mais estabilidade e suporte para sua mordida.

Procedimentos alternativos

Caso o paciente não queira se submeter a essa cirurgia seja por ser uma pessoa mais idosa, ou por alguns fatores de saúde próprios e assim não possui as condições para se submeter a cirurgia, é importante tratar a retração gengival mesmo com essa sensibilidade, a alternativa para esses casos é com um processo de restauração.

A recomendação é procurar dentistas que realizam cirurgias mucogengivais que são cirurgias plásticas da área da gengiva mais delicadas, pois estes são especializados neste tipo de procedimento.

Se quiser saber mais sobre o assunto, confira o vídeo que a Dra. Fernanda Kopp preparou sobre o assunto em nosso Instagram: O que é Retração Gengival?

 

O Instituto Kopp atua há mais de 30 anos renovando sorrisos e vidas, sempre trazendo o melhor em tecnologia e segurança para os pacientes. 

Ficou com alguma dúvida sobre este assunto? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento ou no Instagram. 

Responderemos em instantes!

Agende sua avaliação e venha conhecer o Instituto Kopp.

Instituto Kopp Odontologia

📍 Avenida Senador Souza Naves, 991, Cristo Rei.

(41) 3363-7295 ou clique aqui e fale com a gente pelo WhatsApp (41) 99917-6989.