contato@institutokopp.com.br

implante dentário

Implante Dentário e os riscos do processo decisório

Existem pessoas decididas, que tem um problema ou insatisfação e procuram solução de imediato. Porém, ainda é grande o número de pessoas que protelam decisões e adiam até mesmo cuidados importantes com a saúde. E para estas pessoas, tomar a decisão de procurar um Cirurgião-Dentista para recuperar um ou mais dentes perdidos não é uma tarefa fácil. Quando se trata de dentes que não provocam impacto estético imediato, a decisão pode ser adiada por anos, até que surjam conseqüências como desalinhamento das arcadas, dores de cabeça por problemas na ATM, face com aspecto envelhecido…

É que para tomar decisões importantes e intangíveis como esta precisamos lidar com os riscos do processo decisório e inconscientemente adiamos para não ter que lidar com alguns medos ou inseguranças. Por isso, vamos pensar sobre os riscos que podem estar envolvidos nesta escolha:

Risco físico:

O medo da dor é um dos principais motivos para que o tratamento seja adiado. Muitos pacientes sofrem toda a vez que precisam trocar a prótese total removível (dentadura), mas, ainda assim preferem conviver com o desconforto e a dor da fase de adaptação a investir em um tratamento de longo prazo com implante dentário porque acham que o procedimento é complexo e doloroso. Porém, é importante lembrar que a Odontologia evolui expressivamente nos últimos anos e que se o tratamento for conduzido por um profissional experiente e qualificado, o implante dentário é um procedimento praticamente indolor e muito seguro.

Risco de desempenho:

Aqui a ideia é que “é muito complicado, não vai funcionar”. No entanto, vale lembrar que o implante dentário é um procedimento altamente controlável e que os riscos de ‘não funcionar’ são mínimos. O Dr. Gino costuma dizer que o tratamento bem sucedido depende da soma da experiência e técnicas do profissional com as condições que cada paciente traz consigo. Por isso, o sucesso do seu procedimento, escolha um profissional qualificado e siga a risca suas orientações!

Risco financeiro:

Todos queremos resultados consistentes e preço justo, não é mesmo? E em uma decisão tão intangível como um implante dentário é natural o ‘medo de perder dinheiro”. Porém, a economia neste tipo de procedimento raramente vem de escolher o “preço mais barato” ou o “tratamento mais em conta”. Vale lembrar que a qualificação técnica e a experiência do Cirurgião são determinantes no planejamento, escolha do modelo de implante adequado, avaliação das condições ósseas e de saúde geral do paciente para garantir um procedimento bem sucedido, técnica cirúrgica para uma instalação precisa, preparo para um pós operatório eficiente…. Então, antes de escolher o ‘mais barato’, avalie se ele é o ‘mais eficiente’. Implantes bem instalados e próteses bem cuidadas podem durar mais de 10 anos dependendo do caso e das condições. Então, avalie bem porque perder dinheiro neste caso pode estar relacionado a implantes de baixa durabilidade, mal posicionados, com resultados estéticos e funcionais deficientes…

Risco social:

O medo do que os outros vão falar por vezes tem um impacto tão forte que faz com que alguns pacientes tenham vergonha até do Cirurgião-Dentista. Mas, fique tranquilo e confie no Especialista em Implantes que você escolher. Este é o trabalho dele e, se ele é um bom profissional, ama o que faz. Além disso, é importante lembrar que substituir um ou mais dentes perdidos não significa apenas um procedimento estético e sim um cuidado com a saúde. Afinal, o corpo humano é um sistema integrado e a qualidade da mastigação dos alimentos influencia na digestão, absorção de nutrientes, no paladar e até no controle da obesidade.

Enfim, o importante é não deixar que os riscos impeçam a ação e o autocuidado. Lidar com a dúvida e com as conseqüências de não corrigir a ausência dentária trás mais limitações e restrições do que procurar alternativas de solução. Muito mais do que estética, repor dentes perdidos é uma questão de saúde. Procure um Especialista em Implantodontia, avalie sua experiência, agende uma avaliação para conhecer o profissional, tirar suas dúvidas e avaliar se ele te passa a confiança necessária para começar o tratamento.

Venha para o Instituto Kopp conheça o Dr. Gino e sua equipe. Ele já realizou mais de 18.000 implantes de sucesso e pode ajudar você a dar o primeiro passo na reabilitação do seu sorriso!

Share:

Leave comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.