contato@institutokopp.com.br

DIASTEMA: O que é? Quais são os melhores tratamentos?

O diastema é o espaço encontrado entre os dentes, geralmente nos incisivos centrais superiores.

Os problemas com relação a essa particularidade podem ser estéticos e funcionais, afetando a autoestima ou dificultando a higienização do local, favorecendo o acúmulo de sujeira.

A resolução do caso deve ser tratada de maneira individualizada, procurando a causa para um melhor planejamento do tratamento. São várias causas e diferentes tratamentos empregados dependendo do caso.

Conheça as causas:

  1. .Freio labial superior
    O freio labial superior pode ser um aliado à ocorrência do diastema, a frenectomia é indicada quando isso é um fator relevante, uma cirurgia para remoção da inserção anormal do freio.
  2. Desproporção dentária
    A anatomia inadequada devido muitas vezes à genética pode proporcionar tamanhos diferentes na arcada dentária que ocasionam espaços desajustados.
  3. Ausência de erupção do dente
    Agenesia dentária, é o nome da falta de um elemento na arcada, a genética pode ser responsável por essa alteração.
  4. Perda de algum elemento
    Os dentes podem ser comprometidos ao longo da vida, devido algum problema, com isso espaços ficam evidentes.
  5. Hábitos Deletérios
    Usar chupetas, sucção digital, postura lingual, respiração bucal e mamadeiras, são possíveis causas.

Tratamento

Ortodontia
A ortodontia (aparelho dentário) é o primeiro tratamento indicado para alinhar os dentes e corrigir o espaço entre eles, porém requer tempo e comprometimento do paciente.

Para avaliar o caso é necessário entender os hábitos, histórico e clinicamente os dentes para orientar ao melhor tratamento possível. Nos casos aonde adjunto ao diastema existe uma inserção anormal do freio, indicamos a Frenectomia, para remoção do freio ao final do tratamento.

Resina composta
A resina composta se torna uma alternativa para o fechamento do espaço de maneira conservadora, sem desgastes e eficaz, principalmente em pequenos espaços podendo reconstruir os dentes afastados, sua desvantagem condiz com o repolimento (manutenção anual), escurecimento ao decorrer do tempo e possível fraturas devido o cuidado, porém em dentes jovens e com pouco espaço é o ideal para conservação do mesmo.

Laminados Cerâmicos
Dependendo da idade dos dentes e espaços grandes encontrados entre eles, fica evidente a necessidade de readequações para inserção dos laminados Cerâmicos e pontos de contato adequados, são mais resistentes e sua alteração de cor não é tão evidente, sua indicação é interessante.

Facetas ou Coroas
Dependendo da destruição dentária peças mais espessas se enquadram melhor ao tratamento.

Em conclusão, cada tratamento é indicado analisando-se a necessidade do caso e para isso é interessante sua avaliação, disponibilizando um planejamento e tratamento mais adequado.

No Instituto Kopp você pode ter o melhor e mais adequado tratamento para correção de diastemas,  lhe dando mais conforto e devolvendo a harmonia de seu sorriso.

Agende sua avaliação pelo nosso whatsapp no link https://rb.gy/evngac ou deixe um comentário abaixo. Entraremos em contato.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.