contato@institutokopp.com.br

como-tratar-gengivite

Como tratar gengivite?

O aparecimento de alguns sintomas como dor, vermelhidão e sangramento da gengiva é ocasionado pela gengivite, que é a inflamação da gengiva, em decorrência do acúmulo de placas bacterianas entre os dentes.

Dessa maneira, isso acontece porque a higiene bucal não é adequada e permite que os restos de comida fiquem entre os dentes, fazendo com que a gengivite colabore para a proliferação de bactérias e a formação de placas e tártaros.

Apesar da gengivite poder ser tratada em casa por meio do reforço dos hábitos de higiene, é indicado, nos casos em que existe muito tártaro, a procura de um dentista para que o tártaro seja removido e, assim, ocorra a diminuição da inflamação.

Quer conferir como é realizada uma profilaxia (Limpeza Dentária) no Instituto Kopp? Clique aqui e assista em nosso canal do youtube.

Quais são os sintomas da gengivite?

Os principais sinais e sintomas de gengivite que devem ser levados em conta na hora de se procurar um dentista são:

  • Dor e sangramento da gengiva ao mastigar;
  • Gengiva inchada;
  • Mau hálito e gosto ruim na boca;
  • Nos casos mais graves pode haver sangramento espontâneo da gengiva;
  • Sangramento ao escovar os dentes ou ao passar o fio dental;
  • Vermelhidão intensa das gengivas.

Concluindo, caso esses sintomas apareçam, é importante reforçar os hábitos de higiene bucal, fazendo a escovação dos dentes corretamente e usando o fio dental, pois isso ajuda a evitar o acúmulo de alimentos e bactérias entre os dentes e a piora da gengivite.

Entretanto, se mesmo assim os sintomas persistirem, é importante consultar o dentista para realizar uma avaliação e iniciar o tratamento mais adequado, assim, prevenindo complicações, entre elas o surgimento da periodontite.

Ficou com alguma dúvida sobre este assunto? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco. Responderemos em instantes!

Instituto Kopp Odontologia⠀

Avenida Senador Souza Naves, 991, Cristo Rei.⠀

(41) 3363-7295 ou clique aqui e fale com a gente pelo WhatsApp (41) 99917-6989.