contato@institutokopp.com.br

5 mitos e verdades sobre a gengivite

5 mitos e verdades sobre a gengivite

A gengivite é um problema bucal caracterizado por gengivas inflamadas e é causado principalmente pelo descuido com a higiene bucal. Ela pode desenvolver disfunções graves tanto na região da boca quanto em outras partes do organismo.

Para desvendar isso, trouxemos 5 mitos e verdades sobre essa doença:

1- Sangramento na gengiva é um dos sintomas da gengivite

Verdadeiro. Um dos sinais mais comuns é o sangramento da gengiva ao escovar os dentes ou ao passar o fio dental, porém inchaço e vermelhidão na área também são sinais e podem anteceder o sangramento. Em casos mais avançados, a gengiva pode até liberar mau cheiro durante a passagem do fio dental.

2- Enxaguante bucal pode substituir a escovação

Mito. A escovação é essencial para manter a saúde bucal. O enxaguante é um aliado para evitar as bactérias que provocam cárie e gengivite.

3- Dormir ou respirar com a boca aberta piora a gengivite

Verdade. Quando dormimos ou respiramos com a boca aberta, nossa saliva fica ressecada, dificultando a proteção da boca, favorecendo a proliferação de bactérias e consequentemente a inflamação.

4- Gengivite pode causar a perda dos dentes

Verdade. Se não for tratada, ela pode se aprofundar e destruir os tecidos que ficam em torno dos dentes, onde pode haver agravamento e chegar à parte óssea (estágio chamado de periodontite). E assim pode haver a perda dos dentes.

5- O tratamento é doloroso e demorado

Mito. Em casos mais leves, a higiene oral correta e o acompanhamento do dentista ajudam a combater a inflamação. Já em casos mais avançados, o dentista avalia o estágio, realiza a limpeza bucal, removendo a placa bacteriana e faz o tratamento adequado de medicamentos que irão auxiliar.

Esses são alguns dos mitos e verdades mais comuns sobre a gengivite. Você já fez sua avaliação bucal?

Conforme indicado no texto, é imprescindível realizar uma boa limpeza para evitar esse problema. Aqui mostramos um pouco de como é feita a limpeza bucal no Instituto Kopp.

Veja só:

 

O Instituto Kopp atua há mais de 30 anos renovando sorrisos e vidas, sempre trazendo o melhor em tecnologia e segurança para os pacientes. 

Ficou com alguma dúvida sobre este assunto? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento ou no Instagram. 

Responderemos em instantes!

Agende sua avaliação e venha conhecer o Instituto Kopp.

Instituto Kopp Odontologia

📍 Avenida Senador Souza Naves, 991, Cristo Rei.

(41) 3363-7295 ou clique aqui e fale com a gente pelo WhatsApp (41) 99917-6989.