contato@institutokopp.com.br

O uso da Toxina Botulínica na Odontologia

A toxina botulínica é conhecida do grande público principalmente devido ao seu uso nos tratamentos estéticos de rugas faciais. Porém, ela também é indicada para outros tratamentos que se beneficiam do seu efeito de paralisia muscular. Dr. Leonardo Bertasi

 

Dentre esses tratamentos, alguns são realizados na área anatômica de atuação profissional do cirurgião dentista, que recentemente foi autorizado pelo conselho profissional da categoria a utilizar em consultório a toxina botulínica e os preenchedores faciais para fins terapêuticos funcionais ou estéticos, tais como:

  • Diminuir a potência mastigatória em casos de implantes, enquanto se está esperando o tempo de osseointegração;
  • Corrigir sorrisos assimétricos ou tortos;
  • Dores orofaciais de origem muscular;
  • Problemas com bruxismo e ATM;
  • Assimetria de face, Correção de sorriso gengival.

Esses tratamentos têm se mostrado eficazes e com resultados excelentes.

É importante mencionar que a toxina botulínica não é tóxica ao ser humano uma vez que as doses utilizadas terapeuticamente estão distantes da dose letal humana, o que a torna muito segura, principalmente quando aplicada em locais e doses recomendadas.

A toxina bloqueia o impulso nervoso na fibra muscular, não importando onde seja esse músculo ou onde seja o estímulo nervoso. O que varia é o local de aplicação e a dose aplicada. O Botox é de uso temporário, não existe Botox definitivo.

Após um período de três a seis meses há necessidade de reaplicação Dr. Leonardo Bertasi.

Os problemas bucais que podem ser tratados com o Botox são sorriso gengival, bruxismo ou briquismo, distonia, disfunções da ATM e sialorreia. O mecanismo de ação, para os pacientes uma significativa melhora em dores e desconfortos.

A aplicação é rápida e simples e os resultados são imediatos. Na Odontologia estética é possível entrar no consultório e em alguns minutos sair de lá com um sorriso novo. O uso estético dessas substâncias deve ter como finalidade a harmonização facial em sua amplitude.

Se você tem alguma dúvida relacionada com este assunto, entre em contato conosco.

Compartilhar:

Deixar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.