D-ATM, ou disfunção da articulação temporomandibular, é uma alteração da articulação que liga a mandíbula (côndilo) com a base do crânio (fossa mandibular do osso temporal).
O que é ATM?
D-ATM, ou disfunção da articulação temporomandibular, é uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de D-ATM.
Geralmente, a D-ATM dá a sensação ao individuo acometido de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante. A causa exata desta disfunção, em geral, é impossível de ser identificada.
Quais os sintomas da D-ATM?
Disfunções de ATM apresentam muitos sinais e sintomas. É difícil saber com certeza se você tem D- ATM, porque um destes sintomas ou todos eles podem também estar presentes em outros problemas.
Seu dentista poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico preciso, através de uma historia médica e dentaria completa, um exame clínico e de radiografias adequadas.
Alguns dos sintomas mais comuns de D-ATM são:
• Dores de cabeça (frequentemente parecidas com enxaqueca), dores de ouvido, dor e pressão
atrás das olhos;
• Um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
• Dar ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
• Mandíbulas que “ficam presas”, travam ou saem do lugar;
• Flacidez dos músculos da mandíbula;
• Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.
Muitos desses sintomas, relacionados a disfunção da ATM, fazem com que o paciente deixe de ir ao trabalho ou a escola, prejudicando os seus afazeres do dia a dia.
Esses problemas das ATMs (ou DTMs), afetam bastante a vida do paciente, podendo intensifica o estresse, a irritabilidade e os problemas emocionais, podendo com isso, aumentar a intensidade, desses sintomas.
Destaca-se uma das principais causas dessa desarmonia: uma pessoa, com sorriso bonito, com as dentes esteticamente alinhados, pode ter sintomas e disfunção da ATM ou DTM, pois seus dentes podem não estar na sua funcionalidade e equilíbrio correto, entre os dentes superiores e inferiores, garantindo assim, o equilíbrio de outras componentes da face, como os músculos, articulações e ligamentos. Atualmente, o conceito adotado é que o principal causador dos problemas de dor, disfunção e sintomas, relacionados à ATM ou DTM, são devido os dentes não estarem na posição de conforto, desequilibrando com isso, as articulações, músculos e ligamentos.
Tratamento para a D-ATM?
Embora não exista uma cura para a D-ATM, existem diversos tratamentos que você pode seguir para diminuir consideravelmente os sintomas. Seu dentista pode recomendar um ou mais dos seguintes tratamentos:
• Tentar eliminar a dor e a espasmo muscular através da aplicação de calor úmido ou através de medicamentos como relaxante muscular, aspirina ou outros analgésicos comuns, ou ainda anti- inflamatórios;
• Reduzir os efeitos prejudiciais de travamento ou rangido, por meio de um aparelho, algumas vezes chamado de placa mordida ou “splint”. Este aparelho, feito sob medida para sua boca, se encaixa nos dentes superiores e ao deslizar sobre os dentes inferiores impede estes dentes inferiores de ranger contra os dentes superiores;
• Aprender técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula. Seu dentista pode sugerir que você procure condicionamento e aconselhamento para ajudar a evitar o estresse;
• Quando partes da mandíbula são afetadas e os tratamentos não surtiram efeito, uma cirurgia na
articulação pode ser recomendada.
“Sempre devemos ter em mente, que devemos tratar o paciente como um todo, contanto quanto necessário, com a cooperação de profissionais de diversas áreas da saúde, afim de obtermos um tratamento eficaz desses sintomas, provenientes de disfunções da ATM.”
Você sofre de ATM ou quer ajudar a um amigo que sofre e não sabe como?
Marque agora uma consulta com um dos nossos especialistas, clique aqui!