contato@institutokopp.com.br

Prótese fixa, prótese móvel ou implante dentário.

Prótese fixa, prótese móvel ou implante dentário. O que é melhor para o meu caso?  

Por muito tempo, o medo do Cirurgião-Dentista fez com que as próteses fixas, as famosas dentaduras, fossem preferidas quando comparadas aos implantes pelo simples fato de ‘serem menos invasivas’.

Mas, será que isso é mesmo verdade?

Bem, na verdade, depende. Hoje a técnica de implante dentário evoluiu tanto que embora o nome ‘procedimento cirúrgico’ assuste, é na verdade, bastante simples e praticamente indolor. O pós-operatório também é tranquilo se o procedimento for bem conduzido e planejado por um profissional experiente.

O implante é o pino de titânio que ocupa a raiz do dente perdido. E, após o período de osseointegração, sobre este implante também é aplicada uma prótese chamada de prótese sobre implante e pode substituir tanto um único dente quanto todos eles, dependendo do caso e do número de implantes instalados.

A grande vantagem deste processo é que passada esta fase, o dente artificial implantado é fixo e substitui o natural em todas as suas funções. Não há restrições na alimentação e nem risco de deslocamento e a durabilidade é muito longa. Há relatos de implantes que já duraram 20 anos.

Prótese Móvel

As próteses móveis (dentaduras), são em média 3x mais baratas que os implantes dentários. Porém, como o osso não é estimulado, é reabsorvido pelo organismo e se torna cada vez mais fino. Isso explica porque a cada nova prótese a dificuldade de adaptação é maior do que anterior. Além disso, como são móveis, elas tem menor potência mastigatória e podem se deslocar, o que geralmente impacta diretamente na segurança social do paciente. E, outro fator relevante, é que precisa ser retirada durante a noite.

Prótese Fixa

Já as próteses fixas são mais baratas que os implantes, porém, para que sejam instaladas é necessário desgastar dentes sadios para que eles sirvam de pilar de sustentação. E, se algo acontecer com a saúde destes dentes, todo o trabalho precisa ser refeito.

 

Compartilhar:

Deixar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.