O bruxismo é uma questão que muito escutamos falar atualmente, você até mesmo pode ter conhecido alguém que sofre com esse problema mas, mesmo assim, é uma questão que ainda levanta muitas dúvidas em relação às suas causas.
Assim sendo, o bruxismo afeta a qualidade de vida de quem sofre com a doença, trazendo diversos problemas, além de ser um quadro mais comum do que se imagina. O Instituto Kopp tem o tratamento ideal para o seu caso!
No texto abaixo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Causas do bruxismo

Acometendo pessoas de todas as idades, o bruxismo é causado pelos músculos da mastigação, sendo uma atividade parafuncional que inclui o apertamento ou ranger dos dentes.
O seu surgimento tende a ocasionar muitas consequências para o paciente, como:
• Lesões orofaciais;
• Desgastes dentários;
• Lesão periodontal;
• Distúrbios da articulação temporomandibular (ATM);
• Dor muscular.
Dessa maneira, a sua ação pode causar alterações na musculatura mastigatória, além de fadiga, mialgia, miosite, assimetria na atividade muscular e comprometimento das funções dentárias.
Bruxismo diurno e noturno

Como a própria definição já deixa claro, são os dois tipos de bruxismo possíveis, sendo o bruxismo diurno aquele que acontece quando o paciente está acordado, e o bruxismo noturno, desenvolvido durante um distúrbio de sono.
Chamado de briquismo, o bruxismo diurno apresenta sintomas como pressão dentária e está ligado diretamente com fatores emocionais. Já o noturno se desenvolve com o movimento de ranger dos dentes com o paciente inconsciente por causa do sono.
Principais sinais

Quando o corpo começa a emitir sinais de dores, é justamente para que você fique atento a algum problema que pode estar em desenvolvimento. Desse modo, é importante prestar atenção em cada sensação da nossa estrutura corporal.
Se por acaso as dores de cabeça se tornarem frequentes, e dores musculares e no maxilar começarem a aparecer, pode ser um sinal de que o bruxismo está aparecendo. Assim sendo, é bom procurar um dentista para entender o motivo por trás disso.
Cansaço e desconforto durante a mastigação também são sinais constantes do surgimento de movimentos como o apertamento e o ranger de dentes, sendo que esses sintomas podem afetar a saúde, levando a perdas ósseas e desgastes dentários.
Fatores psicológicos também podem colaborar para o aparecimento do bruxismo, principalmente os sintomas ligados ao estresse e à ansiedade. Dessa maneira, o ideal é que seja feito um acompanhamento mais específico.
Como tratar bruxismo?

Mesmo não tendo cura para o bruxismo, existem tratamentos disponíveis que podem ajudar bastante a diminuir as ações desse problema. É preciso identificar as causas do bruxismo para iniciar o melhor tipo de tratamento.
Entre os métodos mais utilizados para aliviar os sintomas estão as placas ou a toxina botulínica, além da indicação de tratamento multidisciplinar, normalmente realizado por psicólogos e terapeutas.
Entre os principais tratamentos para combater a ação do bruxismo, de modo a diminuir o seu impacto, estão os seguintes:
- Placa de bruxismo;
- Toxina botulínica;
- Tratamento multidisciplinar.
Caso você apresente alguns destes sintomas acima, recomendamos procurar imediatamente o dentista, assim ele irá lhe orientar sobre qual será o melhor tratamento para o seu caso.
Ficou com alguma dúvida sobre este assunto? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco. Responderemos em instantes!
Instituto Kopp Odontologia⠀
Avenida Senador Souza Naves, 991, Cristo Rei.⠀
(41) 3363-7295 ou clique aqui e fale com a gente pelo WhatsApp (41) 99917-6989.