contato@institutokopp.com.br

o-que-e-bruxismo

Onde tratar bruxismo em Curitiba?

O bruxismo é uma questão que muito escutamos falar atualmente, você até mesmo pode ter conhecido alguém que sofre com esse problema mas, mesmo assim, é uma questão que ainda levanta muitas dúvidas em relação às suas causas.

Assim sendo, o bruxismo afeta a qualidade de vida de quem sofre com a doença, trazendo diversos problemas, além de ser um quadro mais comum do que se imagina. O Instituto Kopp tem o tratamento ideal para o seu caso!

No texto abaixo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.


Causas do bruxismo

Acometendo pessoas de todas as idades, o bruxismo é causado pelos músculos da mastigação, sendo uma atividade parafuncional que inclui o apertamento ou ranger dos dentes.

O seu surgimento tende a ocasionar muitas consequências para o paciente, como:

• Lesões orofaciais;

• Desgastes dentários;

• Lesão periodontal;

• Distúrbios da articulação temporomandibular (ATM);

• Dor muscular.

Dessa maneira, a sua ação pode causar alterações na musculatura mastigatória, além de fadiga, mialgia, miosite, assimetria na atividade muscular e comprometimento das funções dentárias.


Bruxismo diurno e noturno

Bruxismo-diurno-noturno

Como a própria definição já deixa claro, são os dois tipos de bruxismo possíveis, sendo o bruxismo diurno aquele que acontece quando o paciente está acordado, e o bruxismo noturno, desenvolvido durante um distúrbio de sono.

Chamado de briquismo, o bruxismo diurno apresenta sintomas como pressão dentária e está ligado diretamente com fatores emocionais. Já o noturno se desenvolve com o movimento de ranger dos dentes com o paciente inconsciente por causa do sono.


Principais sinais

Bruxismo-o-que-é

Quando o corpo começa a emitir sinais de dores, é justamente para que você fique atento a algum problema que pode estar em desenvolvimento. Desse modo, é importante prestar atenção em cada sensação da nossa estrutura corporal.

Se por acaso as dores de cabeça se tornarem frequentes, e dores musculares e no maxilar começarem a aparecer, pode ser um sinal de que o bruxismo está aparecendo. Assim sendo, é bom procurar um dentista para entender o motivo por trás disso.

Cansaço e desconforto durante a mastigação também são sinais constantes do surgimento de movimentos como o apertamento e o ranger de dentes, sendo que esses sintomas podem afetar a saúde, levando a perdas ósseas e desgastes dentários.

Fatores psicológicos também podem colaborar para o aparecimento do bruxismo, principalmente os sintomas ligados ao estresse e à ansiedade. Dessa maneira, o ideal é que seja feito um acompanhamento mais específico.


Como tratar bruxismo?

placa-bruxismo

Mesmo não tendo cura para o bruxismo, existem tratamentos disponíveis que podem ajudar bastante a diminuir as ações desse problema. É preciso identificar as causas do bruxismo para iniciar o melhor tipo de tratamento.

Entre os métodos mais utilizados para aliviar os sintomas estão as placas ou a toxina botulínica, além da indicação de tratamento multidisciplinar, normalmente realizado por psicólogos e terapeutas.

Entre os principais tratamentos para combater a ação do bruxismo, de modo a diminuir o seu impacto, estão os seguintes:

  • Placa de bruxismo;
  • Toxina botulínica;
  • Tratamento multidisciplinar.

Caso você apresente alguns destes sintomas acima, recomendamos procurar imediatamente o dentista, assim ele irá lhe orientar sobre qual será o melhor tratamento para o seu caso.

Ficou com alguma dúvida sobre este assunto? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco. Responderemos em instantes!

Instituto Kopp Odontologia⠀

Avenida Senador Souza Naves, 991, Cristo Rei.⠀

(41) 3363-7295 ou clique aqui e fale com a gente pelo WhatsApp (41) 99917-6989.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.