contato@institutokopp.com.br

Lifting Facial – Fios de Sustentação

Sobre

Lifting Facial ou Ritidoplastia é um tratamento para flacidez facial e de pescoço, feito através de fios de sustentação.

No processo de envelhecimento facial, ocorre a perda do colágeno e flacidez dos tecidos de sustentação da face, com consequente queda da maçã do rosto, formação do bigode chinês, deslocamento da gordura das bochechas para baixo e perda do contorno da mandíbula.

Indicado para quem tem flacidez leve ou moderada, o implante com fios elásticos suspende a musculatura e reposiciona a pele. O procedimento tem por objetivo reverter parcialmente o processo de envelhecimento, ao atuar sobre alguns músculos e retirar o excesso de pele existente, sem, no entanto, modificar os traços e expressões do paciente.

O resultado buscado é uma face mais jovem, harmônica e de aparência natural.

No Brasil, o lifting facial compreende as seguintes áreas: pálpebras, pescoço, mandíbula e área frontal (região T, que inclui nariz e testa).

Tipos

Os fios de sustentação da face podem ser absorvíveis como: os fios de seda (fio búlgaro) e os de ácido polilático (fio silhouette) ou inabsorvíveis, que são os de polipropileno com garrinhas (fio russo). Qualquer um desses fios é biologicamente compatível, não sofrem rejeição e não migram.

Há diversos tipos de cirurgias de Lifting Facial:

  • Minilifting – Esse é um termo utilizado para a cirurgia de face que está associada a cicatrizes menores que as clássicas. Na verdade, essa cirurgia é a mesma que o lifting facial, porém maquiado com um termo novo, que promete menor descolamento com menores cicatrizes. Entretanto, a essência cirúrgica é a mesma da ritidoplastia clássica.
  • Lifting temporal – Essa cirurgia é designada para o levantamento da região temporal, resultando num melhor posicionamento do supercílio, tornando o olhar mais jovial e descansado. Basicamente, ele levanta a região da cauda da sobrancelha.
  • Lifting frontal – Nesse tipo de cirurgia são tratadas as rugas estabelecidas na região da testa, bem como a musculatura que “gerou” essas rugas, uma vez que nessa região elas são, na maioria das vezes, dinâmicas, isto é causadas pela movimentação muscular da região. É como se fosse uma aplicação de toxina botulínica mais duradoura.
  • Lifting cervicofacial – É a cirurgia que trata a face e o pescoço, conforme uma ritidoplastia clássica. Esse procedimento devolverá os tecidos para sua posição original e tornará a silhueta mais jovial, uma vez que tratará a flacidez e excesso de pele da face e pescoço, bem como tratará a musculatura abaixo dessa pele.
  • Lifting endoscópico – É a cirurgia de face realizada com o auxílio de um sistema óptico que permite a realização de menores incisões, porém sem limitar a extensão do descolamento. Ainda se caracteriza por uma cirurgia que é possível preservar estruturas nobres, uma vez que está sendo toda feita sob visualização direta, o que não ocorre nas outras modalidades cirúrgicas. Os resultados são os mesmos da Ritidoplastia clássica, porém com menor trauma cirúrgico e cicatrizes mais discretas.

Tempo de duração

Em geral, o resultado do lifting pode ser notado até cerca de um ano e meio depois da aplicação e, a partir daí, é preciso fazer a manutenção.

Por outro lado, mesmo depois que os fios são absorvidos pelo organismo, cerca de três anos depois do implante, o resultado ainda é visível. O que garante o efeito de lifting não é o fio propriamente dito, e sim a fibrose, que, formada sobre o músculo tratado, é a principal responsável pela sustentação da pele. Assim, com o passar do tempo, pode-se optar por colocar outro fio ou simplesmente tracionar o já aplicado para realocar a pele, corrigindo a área que cedeu.

Procedimento

O implante dos fios de sustentação é feito ambulatorialmente, com anestesia local e sedação. Os fios da face ficam alojados na camada de gordura, não causando ondulações na face e nem são visíveis ou palpáveis. Cada fio é colocado através de microcânula e os pontos de entrada e saída da cânula guia na pele, fecham-se imediatamente.

Em média são colocados 4 a 8 fios na face, dependendo da flacidez. A elevação do tecido flácido é observada de imediato, sendo que o resultado final é alcançado num prazo de 40 a 60 dias que é o período de acomodação dos fios nos tecidos.

Após a cirurgia é colocada uma bandagem em volta da face para minimizar o edema (inchaço) e os hematomas, que são comuns neste tipo de cirurgia. A pessoa usa esse curativo por entre um e dois dias, de acordo com a indicação do cirurgião. O local fica inchado e é indicado colocar compressas de gelo. Também são prescritos analgésicos.

Edemas, equimoses, certa hipersensibilidade em alguma área, insensibilidade de outra, são comuns a todos os pacientes; evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com menor intensidade que outros.

Os três primeiros dias devem ser de relativo repouso, inclusive evitando baixar a cabeça e fazer movimentos bruscos. Mas o paciente pode lavar os cabelos com cuidado no dia seguinte à cirurgia. Depois deste período é indicado a drenagem linfática. Também não se deve fazer nenhum esforço físico por duas semanas e evitar exercícios intensos por quatro semanas. Os brincos estão proibidos por um mês. Evite o sol direto por três meses e sempre use filtro solar com fator de proteção solar maior ou igual a 30. O paciente também deve evitar deitar sob a cirurgia. Precisa ter boa alimentação para ajudar o processo de cicatrização.

O Ensino e Saúde convida aos pacientes interessados em realizar o procedimento durante a realização de nossos cursos, a entrar em contato conosco:

Telefone: (41)3363-7295 | Whatsapp: (41) 9888 9222
E-mail: contato@institutokopp.com.br

Compartilhar:

Comentário em "Lifting Facial – Fios de Sustentação"

  1. Terezinha Da Rosa Silva

    Eu gostaria de saber onde e o endereço de vcs pra mim marcar uma consulta

    • Instituto Kopp

      Olá Terezinha, nosso endereço é Av. Senador Souza Naves, 991 – Curitiba – PR. Você pode marcar uma consulta pelos telefones: (41) 3363-7295 ou (41) 99917-6989. Aguardamos o seu contato.

Deixar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.