contato@institutokopp.com.br

A Importância do Check-Up Odontológico para Prevenir Doenças

Diz o ditado popular que “Prevenir é melhor que remediar” e que
“A prevenção é o melhor remédio”

Ir ao médico regularmente, consultar um dentista para saber se está tudo bem, deveria ser rotina para a maioria das pessoas, mas infelizmente, muitos brasileiros não tem o hábito da prevenção e problemas podem surgir, levando a perda de dentes e da saúde bucal.

Muitos pacientes somente procuram ajuda, quando já estão com dor nos dentes, inflamação ouinfecção na gengiva e em alguns caso ja com perda do dente.

Cuidar da saúde bucal significa mais do que escovação e utilização do fio dental. Para o cuidado completo, é importante criar hábitos de visitar o dentista a cada seis meses para um check-up geral.

De acordo com pesquisas científicas, bactérias acumuladas devido à má higienização bucal podem causar vários problemas inclusive migrando para vários locais do organismo como o estômago, artérias, músculo cardíaco, podendo agravar o estado de saúde geral.

Essas pesquisas revelam também, que pessoas com deficiência na higiene oral podem sofrer casos graves de septissemia (infecção generalizada), infarto, parto prematuro, bebês com baixo peso, pneumonia bacteriana,etc.

E o que seria o check-up odontológico preventivo?

O Check-up Odontológico é composto de 2 exames:

1- Protocolo de exames radiográficos digitais -São solicitados exames radiográficos panorámico e outros RXs que possibilitam a avaliação das estruturas internas dos dentes, cáries, infiltrações, fraturas, lesões ósseas, avaliação da saúde perimplantar, cisos e outros.

2- Protocolo de fotos intraorais – São realizadas com uma câmera intraoral e fotos intrabucais com a finalidade detectar cáries e problemas bucais em estágios iniciais e avançados. Avaliação das gengivas e prevenção de câncer bucal. As imagens capturadas pela câmera oferecem aumento, possibilitando assim a realização de um diagnóstico com alta qualidade.

Após do diagnóstico e realização dos exames necessários é possível apontar todos os problemas encontrados e o plano de tratamento necessário.

A prevenção pode evitar perdas dentais, doenças bucais e possíveis sofrimentos e desconfortos.

Para mais informações sobre check-up, a equipe do Instituto Kopp pode lhe ajudar a esclarecer quais exames e cuidados são necessários para prevenir possíveis problemas. Agente uma consulta, clique aqui.

Compartilhar:

Deixar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.