contato@institutokopp.com.br

Hábitos que Prejudicam a Saúde Bucal

O sorriso é o nosso cartão postal, mas para cultivar uma boca e dentes bonitos precisamos ter alguns cuidados. Ranger os dentes, roer unha, morder a tampa da caneta, chupar o dedo… Alguns hábitos muitas vezes vistos como inofensivos podem prejudicar a saúde dental.

Algumas pessoas acham que escovar com muita força garante dentes mais limpos, mas isso não é verdade. De acordo com os especialistas, a escovação muito forte pode desgastar o esmalte dos dentes, irritar e causar danos irreversíveis na gengiva.

E ranger os dentes? Conhecido como ‘bruxismo’, pode ter relação com fases difíceis e de estresse. Ranger os dentes provoca desgaste e até dores de cabeça. Esse hábito ocorre durante a noite. Para limitar os danos, o uso de um protetor bucal pode ser indicado.

Alimentos ácidos são vistos como vilões pelos dentistas e devem ser consumidos de maneira moderada. Isso porque eles causam erosão, um amolecimento do esmalte do dente. Refrigerantes e sucos industrializados também são considerados ácidos.

O vinho também é um ‘vilão’ e mancha os dentes. Para evitar mancha e erosão, a dica é usar canudo e fazer bochecho. Evite também escovar os dentes depois de tomar vinho ou um suco ácido.

Fumar é outro hábito que prejudica os dentes. Além de deixar os dentes amarelos, pode provocar inflamação na gengiva, mau hálito, câncer na garganta e boca e doença periodontal.

E roer a unha, faz mal? Esse hábito pode causar trincas e lascar os dentes da frente. Além disso, germes e bactérias que estão debaixo das unhas entram na boca, podendo causar lesões bacterianas, virais e fúngicas. Já chupar o dedo interfere no crescimento da arcada dentária e altera a posição dos dentes.

Fonte: G1 - Bem Estar - 23/07/2015
Compartilhar:

Deixar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.