contato@institutokopp.com.br

Dúvidas frequentes sobre Enxerto Ósseo para Instalação de Implantes Dentários

Quando é necessário fazer enxerto ósseo?

Antes de realizarmos o procedimento para instalação dos implantes dentários, é necessário realizar um excelente plano de tratamento.

Para um planejamento seguro, são necessários de exames do estado de saúde do paciente e exame tomográfico do local onde se deseja instalar os implantes.

Em muitas situações, onde se perdeu o(s) dente(s) por muito tempo ou por outras causas que levem a reabsorção óssea, necessitamos realizar o enxerto ósseo.

Locais que tiveram reabsorção e não acomodam o implante em diâmetro e comprimento, para suportar a carga mastigatória, devem ser reconstruídos com técnicas de enxertos.

O enxerto ósseo tem como resultado positivo, dar condições para que o procedimento de instalação de implante seja realizado.

Por que perdemos estrutura óssea?

Quando perdemos um ou mais dentes e não substituímos imediatamente por implante dentário, um processo de reabsorção lento e contínuo, se instala, pois o osso que suportava o dente, perde seu estímulo de remodelação. É como um músculo que quando não estimulado, atrofia e acaba enfraquecido; com a estrutura óssea que estava ali para sustentar o dente ocorre processo parecido, perdendo massa óssea e em muitas situações, inviabilizando a instalação do implante.

Outros motivos também levam à perda da estrutura óssea, como as doenças periodontais, tratamentos ortodônticos malsucedidos, tumores, traumas, etc.

A cirurgia de enxerto ósseo

Existem várias técnicas para realizar o procedimento de enxerto ósseo, todas elas cirúrgicas. O que muda é o tipo de técnica e de osso que será utilizado, que pode ser tanto do próprio paciente como vir de banco de ossos ou mesmo utilizar enxerto ósseo sintético.

No Instituto Kopp o Dr. Gino Kopp, tem utilizado e tem ministrado vários cursos para cirurgiões-dentistas do mundo todo sobre a cirurgia de enxerto ósseo particulado modificado para reconstrução de rebordos atróficos, técnica de menor trauma desenvolvida por ele mesmo. Esta técnica é menos invasiva e com resultados excelentes. Técnica que dá mais conforto ao paciente, com menor trauma cirúrgico.

Dr. Gino Kopp Inventou o sistema de implante friccional biológico, que apresenta várias vantagens em relação aos sistemas de implante que utilizam parafusos para reter a prótese. Tem divulgado a técnica do osso particulado para enxertia para vários profissionais de vários países que vem fazer o curso para empregar em seus pacientes. Também desenvolveu vários instrumentais para auxiliar nas cirurgias como: moedor de osso tipo pilão, coletor de osso descartável, componentes e instrumentais.

Instalação do implante após enxerto

Após a cirurgia de enxerto ósseo, se inicia o processo de remodelação óssea.

A maturação óssea ocorre após um ano, mas as condições para se instalar o implante podem estar adequadas entre 5 a 09 meses, isto dependendo das condições do local e técnica aplicada.

A avaliação depende de exames radiográficos e experiência do profissional para indicar o momento correto para a instalação segura dos implantes pós enxerto.

A reabilitação com implantes dentais é uma técnica segura, desde que o profissional tenha experiência para realizar um planejamento adequado e conduzir tecnicamente o caso clínico de uma maneira segura para alcançar o resultado final pretendido.

Estamos abertos para esclarecer e ajudar na sua reabilitação com enxertos e implantes dentários.

Um grande abraço, Dr. Gino kopp

Se você tem alguma dúvida relacionada com este assunto, entre em contato conosco.

Compartilhar:

Deixar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.