contato@institutokopp.com.br

Dente Siso - Instituto Kopp

Dentes do siso: Por qual motivo devo extraí-los?

Uma dúvida frequente que recebemos de nossos pacientes é a de: “Por que extrair o dente siso?”

Continue a leitura preparada pelo Instituto Odontológico Kopp de Curitiba, PR, que vamos lhe explicar um pouco mais sobre esses dentes, também chamados de terceiros molares.

Dente do siso - Instituto Kopp

Crescimento dos sisos:

É um fato conhecido, que quanto mais tempo os dentes do siso permanecerem nas mandíbulas, maior será o risco de patologias relacionadas, como:

• Cárie dentária;

• Doença periodontal;

e além da dor que podem causar ao nascer, o dente do siso pode desencadear problemas como:

• Deslocamento de outros dentes;

• Dificuldade de higienização;

• Enxaqueca devido a compressão de nervos da face.

A medida que o paciente envelhece, o risco de complicações locais e sistêmicas podem aumentar.

Mas lembre-se, não são todos os pacientes que apresentarão esses sintomas e apenas o dentista pode determinar se a extração dos sisos será, ou não, necessária, após realizar a análise da saúde bucal e uma avaliação radiográfica do paciente.


Por que os dentes do siso crescem?

Tudo se iniciou na época pré-histórica, quando os humanos tinham mandíbulas maiores e os terceiros molares os ajudavam na mastigação de alimentos duros, como carne crua e plantas, esses dentes eram necessários e tinham espaço para crescer.

Entretanto, com a evolução, as mandíbulas humanas diminuíram. Pela não necessidade de mastigação de alimentos tão resistentes e uma melhor saúde bucal, não se tornou mais necessária a erupção dos terceiros molares, fazendo com que não mais tivessem uma posição funcional.


Como é a recuperação da cirurgia de extração do siso?

Seguindo todas as recomendações do dentista o pós operatório da extração dos sisos é bastante tranquilo.

Recomenda-se repouso,  alimentação mais leve, não comer nada muito quente e cuidado com a higiene bucal após as refeições são essenciais para não haver infecções!


Confira o vídeo explicativo realizado pela Dra. Fernanda Kopp sobre os sintomas que podem levar a extração desses dentes, também conhecidos como terceiros molares.

Uma dica: os recessos de fim de ano podem ser uma boa data para procurar o Instituto Odontólogico Kopp em Curitiba, PR  para avaliar a necessidade da remoção dos seus dentes do siso, por ser um período de férias você terá mais tempo para uma boa recuperação.

Ficou com alguma dúvida sobre este assunto? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco. Responderemos em instantes!

Instituto Kopp Odontologia⠀

Avenida Senador Souza Naves, 991, Cristo Rei, Curitiba - PR.

(41) 3363-7295 ou clique aqui e fale com a gente pelo WhatsApp (41) 99917-6989.