contato@institutokopp.com.br

5 Motivos para trocar a Prótese Móvel por uma Prótese sobre Implantes

Medo da dor, do procedimento, do Cirurgião-Dentista, das incertezas com o resultado, do investimento ser fora do alcance…. Por muito tempo questões assim contribuíram para que as próteses dentárias (as famosas dentaduras) fossem preferidas quando comparadas aos implantes dentários pelo simples fato de ‘serem menos invasivas’.

No entanto, a técnica de implantes dentários evoluiu significativamente e se tornou tão confortável, durável, simples, eficiente e segura que praticamente não existem mais razões que justifiquem a permanência com a prótese fixa. Hoje, inclusive, a instalação pode acontecer a partir da Cirurgia Guiada, sem cortes ou grandes restrições no pós-operatório.

Então, se você ou se os seus pais ainda usam próteses fixas, confira 5 benefícios de substituí-la por próteses sobre implantes:

1. Aumento Expressivo da Capacidade Mastigatória:

A dentadura tradicional proporciona 20% da capacidade mastigatória, o que torna a ingestão de alimentos fibrosos um grande desafio. E como consequência, frutas e verduras são substituídos por alimentos de consumo mais fácil, muitos deles ricos em açúcar e gordura saturada. A consequência é um déficit de vitaminas, minerais e fibras na dieta que pode até desencadear outras doenças. Já com a prótese sobre implantes dentários, a capacidade mastigatória é superior a 85%, as restrições na alimentação diminuem e se limitam a evitar alimentos muito duros ou super crocantes, que devem ser evitados por qualquer pessoa. Além disso, o paladar é completamente recuperado, assim como a autonomia para comer quase tudo o que quiser com a mesma segurança que teria com os dentes naturais.


2. Segurança social:

Os implantes dentários são pinos de titânio que ocupam a raiz do dente perdido e, depois do período de osseointegração, recebem próteses que substitui os dentes naturais em todas as suas funções. Diferente das dentaduras tradicionais, a prótese fixa sobre implantes não se desloca e garante a segurança necessária para viver sem restrições ao comer, falar, assoprar ou gargalhar. Afinal, a vida é curta demais para abrir mão da espontaneidade, não é mesmo?


3. Previsibilidade:

Embora o nome ‘processo cirúrgico’ associado aos implantes dentários possa provocar medo ou desconforto, é preciso esclarecer que o procedimento é simples e praticamente indolor quando o planejamento pré-operatório é bem feito. Além disso, já existem métodos modernos que permitem altíssima previsibilidade e a instalação de implantes dentários sem cortes ou pontos.


4. Durabilidade:

Pacientes que usam próteses móveis (dentaduras) precisam realizar ajustes frequentes e trocas a cada 5 anos em média. Além do desgaste dos dentes, a gengiva e a mucosa se tornam mais finas com o passar dos anos. Isso somado a retração óssea faz com que as próteses antigas fiquem “frouxas” e também interfere na adaptação com as novas próteses, tornando o processo cada vez mais difícil. Já o implante dentário evita a reabsorção óssea e é muito durável. A média é de 15 anos, embora já exista na literatura relatos de casos que passam de 20 anos.


5. Saúde e conforto:

Próteses desajustadas ou desgastadas podem desencadear dores de cabeça, na nuca ou no pescoço, além de provocar envelhecimento precoce e, em casos mais sérios, até câncer bucal. A saúde também é prejudicada pela dificuldade de mastigação, que interfere no processo digestivo e na absorção de nutrientes. Com o implante dentário, a capacidade de mastigação e ajuste da mordida são preservadas, o que contribui com a saúde e também garante conforto total. O uso de implantes dentários é tão eficiente que já é conhecido como terceira dentição.


Enfim, existem muitos pontos favoráveis que fazem com que o implante dentário seja considerado a evolução da prótese dentária. E as técnicas de enxerto ósseo e controle do procedimento evoluíram tanto que as contraindicações deste procedimento são cada vez menores.

Aqui no Instituto Kopp nosso trabalho é guiado por uma frase do Dr. Gino Kopp que diz que “Você é único. Seu sorriso é único.” Aprendemos com ele que tudo que é único merece ser bem cuidado e não medimos esforços para garantir o seu melhor sorriso. Afinal, pessoas que sorriem confiantes tem mais autoestima, autoconfiança, liberdade social, prazer de viver e compartilhar momentos, histórias e sorrisos. E para nós, isso é algo que não tem idade. Então, venha conversar com a gente! Será um prazer esclarecer suas dúvidas sobre este assunto.

Share:

Leave comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.